Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

O que é o PPI?

Os PPIs são os Programas e Projetos Prioritários de Interesse Nacional instituídos na década de 1990 no contexto da legislação de apoio ao setor industrial de TIC (Lei nº. 8.248/91 – a “Lei de Informática”), que prevê um modelo de incentivos ao setor industrial condicionado à exigência de contrapartida de investimento em P&D, incluindo a obrigação de realizar projetos de P&D em convênio com Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), instituições de pesquisa ou instituições de ensino superior (IES).

Qual o papel da Facti no Fundo PPI?
Quando investir no PPI?
Quais PPIs estão em operação e habilitados para o recebimento de aportes?
Quais documentos e/ou informações devo encaminhar para cadastrar usuário(s) vinculado(s) à empresa beneficiária?

Para realizar a solicitação inicial de cadastramento de usuário(s) vinculado(s) à empresa beneficiária, são necessárias as seguintes informações:

  • E-mail empresarial e individual do usuário que será cadastrado; e
  • Telefone empresarial.

No tópico abaixo, segue a lista dos documentos necessários para finalizar o cadastro.

Quais informações devo encaminhar para finalizar o cadastro de usuário(s) vinculado(s) à empresa beneficiária?
Como posso incluir uma entidade Executora no SIGPPI?
É possível alterar o representante legal da Coordenadora?
O cadastro de usuários para envio de documentação é restrito ao representante legal da entidade?
Como posso solicitar a exclusão do cadastro de usuário?
Já realizei o cadastro, mas ainda não consigo realizar o login. O que pode ter acontecido?
Como posso recuperar a autenticação em dois fatores?
Como aportar no Fundo PPI?

Conforme o previsto no §1º do art. 1° da Portaria MCTI n°. 1.189/2014, os aportes de recursos financeiros no Fundo PPI deverão ocorrer mediante a utilização de boleto bancário, gerado para tal finalidade. Maiores informações sobre como gerar seu boleto seguem no tópico abaixo.

Como gerar um boleto?
Ao tentar emitir um boleto recebi a seguinte mensagem “Este CNPJ não está habilitado”. O que devo fazer?
Como habilitar minha empresa para realizar aporte no PPI?
Como baixar um boleto já emitido?
Posso realizar o aporte em um projeto específico?
É possível gerar boletos com pagamento parcelado?
Como posso retificar o ano fiscal dos boletos emitidos?
Posso emitir um único boleto para duas bases legais?
Como solicitar a emissão do Registro de Depósito de um aporte?

Para solicitar a emissão do Registro de Depósito de um aporte realizado, os documentos deverão ser enviados, de maneira legível, via Solicitação de Atendimento seguindo os passos abaixo. Caso tenha alguma dúvida quanto à documentação a ser encaminhada, veja o próximo tópico.

Acesso através do SIGPPI - Sistema de Atendimento (ambiente logado):

  • Acesse https://ppi.facti.com.br/atendimento;
  • Caso não possua um usuário, clique em Cadastrar Usuário, preencha as informações necessárias e aguarde pela aprovação. Você receberá uma notificação quando o processo for concluído;
  • Com o usuário cadastrado, acesse o menu Solicitações de Atendimento e clique no botão Adicionar Solicitação;
  • Preencha os campos necessários, anexe a documentação e clique em salvar;
  • Você receberá um e-mail informando que uma nova Solicitação de Atendimento foi atribuída para análise; e
  • Para acompanhar a solicitação de atendimento, clique no ícone do e-mail Acompanhar a solicitação.

Acesso através da Central de Atendimento e Informações ao Usuário (sem login):

  • Acesse https://ppi.facti.com.br/central-atendimento e selecione a opção “Solicitação de Atendimento”;
  • Preencha os campos necessários, anexe a documentação e clique em salvar;
  • Você receberá um e-mail informando que uma nova Solicitação de Atendimento foi atribuída para análise; e
  • Para acompanhar a solicitação de atendimento, clique no ícone do e-mail “Acompanhar a solicitação”.

Destacamos que, para cada boleto emitido, deverá ser aberta uma solicitação de atendimento específica.

Qual a documentação necessária para a confirmação do aporte e emissão do Registro de Depósito?
Qual é o prazo para solicitar a emissão do Registro de Depósito?
Como acessar o Registro de Depósito emitido?
Qual a data indicada no Registro de Depósito?
Qual é a data considerada para o aporte?
Como posso realizar a devolução de saldo remanescente de um projeto do qual sou Coordenadora?

Para a devolução de saldo remanescente de projeto, é necessário enviar a seguinte documentação:

  • Ofício enviado à SETAD através de e-mail, com cópia à Facti, identificando a devolução e justificando os motivos da sobra de recursos. Para tanto, é importante destacar no corpo do ofício as justificativas e motivos da devolução, uma vez que eles servirão para completar as informações da Prestação de Contas;
  • Cópia do Acordo de Cooperação Técnica ou Termo de Cooperação ao qual se refere o Plano de Utilização; e
  • Comprovante do depósito para identificação e conferência das informações.

Para encaminhar a documentação, por meio do SIGPPI (ambiente logado), a Coordenadora deverá observar os seguintes passos:

  • Acesse https://ppi.facti.com.br/boleto.html;
  • Clique em Entre em contato;
  • No campo Selecione a categoria da solicitação, selecione Outros assuntos; e
  • Finalize o preenchimento e anexe os documentos.
Manual do Usuário
SETAD
Manual do Usuário
Coordenadora
Manual do Usuário
Executora

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